Um dia você vai ao médico para se consultar. Ele te examina, diz o seu problema, você pega a receita e vai embora. No outro você liga a tela do computador para ter uma consulta com o médico on-line. A internet de fato trouxe mudanças e com ela polêmicas. Se consultar pela tela do computador pode ser de fato um tanto quanto estranho. Mas ela me trouxe conforto no dia que eu na Alemanha precisava de um médico que falasse português. E ainda foi uma consulta com acompanhante, eu, minha Irmã e a médica, um em cada lado do mundo.
A internet facilitou muito minha vida na Alemanha. Falar por vídeo com minha família ajuda a manter a saudade controlada. Ainda me lembro em um natal quando eu recebi o canto dos parabéns da minha família pelo vídeo.
É incrivelmente fácil fazer pesquisas e consultas de temas variados. Porém é incrivelmente fácil também encontrar temas falsos e enganosos, com as famosas Fake News.
A internet facilitou as pessoas de serem o que elas quiserem ser. Mas a psiquiatra americana Dra. Anna Lembke conta em seu livro a história de um de seus pacientes que acordava toda manhã, apreciava o nascer do sol, corria, e durante o dia trabalhava com atividades artísticas a qual era ganhador de vários prêmios. Uma história surpreendente que ele contava em suas redes sociais, mas na vida real ele mal conseguia se levantar da cama. Ela chama de falso self. Quando a narrativa da nossa vida digital se torna longe da nossa realidade.
Pessoas trabalham e se desenvolvem ao criar conteúdos novos para seu público e assim podemos nos deliciar com uma variedade de novas opções de receitas, dicas na nossa área de atuação, informações frescas a cada segundo, entre outros temas. E com esse crescimento novas profissões e padrões vão se formando.
Os comerciantes de lojas presenciais vão assistindo ao crescimento de compras on-line. As vantagens de fazer compras pelo conforto do sofá de casa tornam as lojas virtuais cada vez mais cheias. Mas isso não é um problema já que não é preciso esperar na fila pra entrar na loja.
Porém ficar na internet é tão fácil que o tempo voa, 10 minutos surfando na internet, em segundos se transforma em 1 hora ou até mais. O que acarreta a falta de tempo para as outras tarefas. E pra suprir esse tempo, às vezes os exercícios físicos, alimentação saudável, desenvolvimento e o relacionamento interpessoal acabam por ficar comprometidos.
Graças a internet eu posso postar os meus textos e tantas pessoas podem ler. Tantas pessoas podem vender seus produtos e tantas pessoas se beneficiarem com eles.
Uma coisa é certa se a internet é boa ou não, o fato é que ela trouxe mudanças. Aceitá-las, adaptá-las e enxergar essas mudanças de forma positiva pode trazer mais benefícios do que se manter contra a uma tendência que só cresce.
Por Fernanda Rainha.