É difícil se livrar de crenças da qual fomos construídos ou como eu gosto de dizer, codificados. O erro é tido como falso, como errado. Uma professora na escola julga os alunos pela nota e através desse ato o aluno é julgado pelos outros como burro ou inteligente. Mas um erro nesse caso poderia significar um problema social, um aluno que está incomodado em aula por um amigo (ou falso amigo) não tem condições de prestar atenção na aula. Mas o processo nunca é visto pelos outros, apenas a resultado final.
Desse modo errar se tornou algo que tentamos evitar ao máximo. Pessoas arrumam desculpas pra justificar um erro com o intuito de não tomar bronca. Outros se sentem culpados pelo simples fato de achar que está errado. E sentimento como culpa e tristeza vinda do erro levam ao desinteresse e a desmotivação. Pessoas deixam de tentar pelo medo de errar. E esse sim é o maior erro.
O erro é uma das melhores formas de aprendizado. Já disse grandes nomes que estudaram a teoria “tentativa e erro”, que através de tantos erros, chegaram aos melhores resultados. O erro aponta onde estamos fracos e precisamos de mais atenção. Grandes biografias que chegaram ao ápice do sucesso têm atrás deles uma coleção de erros, os quais eles são gratos, pois fizeram deles hoje os melhores.
Pra aprender a desenhar, muitos erros serão feitos até chegar a perfeição. Quem está disposto a encarar a vaia da sociedade nos seus desenhos iniciais cheio de erros, ganhará no futuro a admiração.
Muitos acham que o erro é um sinal de derrota, de falta de habilidade, um sinal de um destino errado. “Eu não sou bom nisso!” “Eu não tenho habilidade nisso!” “Não vai dar certo nunca!”, e acabam por desistir de um caminho que poderia ser brilhante. O ponto é que em todos os caminhos pra se chegar no destino precisará passar pelos erros. Errar faz parte do processo, porque ninguém nasce pronto. Aprender a lidar com o erro quando ele aparecer é o primeiro passo em direção a conquista.
São nas más experiências que aprendemos as melhores lições. É no tropeçar e cair que aprendemos a evitar a queda. É no erro que nos desenvolvemos. Não ter medo de errar, nos levará aos melhores lugares.
Obrigado aos meus erros que me trouxeram onde estou hoje!
Por Fernanda Rainha